Connect with us

morar na Suíça

10 fatos sobre a moeda na Suíça

Você sabe qual a moeda na Suíça? Conhece curiosidades, detalhes e a história da mesma? Neste artigo você vai encontrar tudo que precisa saber sobre uma das moedas mais estáveis da economia mundial, o franco suíço, que é representado pela sigla CHF.

Venha conhecer agora 10 fatos sobre a moeda na Suíça com as informações que pesquisamos e separamos para você. Confira.

1 – A moeda na Suíça

 A moeda da Suíça é chamada de Franco Suíço, e é identificada pela sigla CHF. Existem moedas de 5, 10, 20 e 50 centavos, e de 1, 2 ou 5 CHF. Quanto as notas, são de 10, 20, 50, 100, 200 e 1000 CHF.

Mesmo para pagar contas de valor baixo, as notas altas são normalmente bem aceitas no mercado do país, não havendo muitos problemas com T-Roc nos comércios do país, e na maior parte das vezes você vai encontrar o preço dos produtos em francos, e não em euro, que não costuma circular tanto pelo país.

 

2 – Casa de Câmbio

 Geralmente as casas de câmbio do país cobram taxas para a troca da moeda na Suíça. Entretanto, localizada na cidade de Genebra, logo à frente do hotel IBIS Geneve Centre Lac, você pode encontrar uma casa de câmbio que não faz cobranças de taxas para isso.

Lá é possível negociar, conseguir desconto, e até mesmo trocar moedas, o que geralmente não acontece nas caixas de câmbio do país.

É recomendado que você não troque valores muito altos, uma vez que o franco suíço não é aceito em nenhum outro país.

 

3 – Câmbio no Banco

 O Banco Western Union costuma ter as melhores cotações da moeda na Suíça, do que as praticadas por outras instituições bancárias do país.

Muitas das agências do banco Western Union são localizadas nas estações ferroviárias, dentro de lojas da CFF, que é a companhia de transporte ferroviário do país, sendo o acesso facilitado, um outro ponto a favor para fazer suas trocas no mesmo.

Entretanto, o banco não faz trocas de moedas, apenas de cédulas, e há uma cobrança de 4 euros por transação, independentemente do valor da mesma.

 

4 – Na suíça, já existiram mais de 800 moedas em circulação

 O franco suíço foi adotado como moeda oficial no ano de 1850, lançado pelo governo do país para ser a moeda na Suíça de única circulação, já que na época a economia da região contava com 860 tipos diferentes de moedas consideradas oficiais circulando.

No momento de seu lançamento, seu valor era equiparado ao do franco francês, sendo depois equiparado também a lira italiana entre os anos de 1870 e 1914, na época podendo circular dos 3 países, o que indica que o franco pode ter sido uma fonte de inspiração para o euro.

5 – A Suíça tem uma das notas de maior valor em circulação do mundo

 A moeda na Suíça é considerada estável e muito confiável, assim como são o dólar, dos EUA e o euro, sendo o franco muito utilizado por investidores, tanto a médio quanto a longo prazo.

Um indicador da estabilidade do franco suíço, é que ainda hoje é possível encontrar moedas datadas de 1879.

A menor nota em franco suíço é de 10 CHF, e a maior, de 1000 CHF, sendo considerada uma das notas de valor mais alto da economia mundial.

 

6 – A honestidade compensa

 Há alguns anos atrás, uma criança de 10 anos achou uma nota de CHF 1000 enquanto brincava nas ruas de Zurique.

A criança entregou para a polícia, e depois de alguns anos a recebe de volta, já que ninguém procurou por ela, e no país existe uma lei que diz que quem encontra algo, que não seja reclamado por outra pessoa depois de determinado tempo, tem direito de ficar com ele.

 

7 – Na Suíça, as moedas valem muito

 Diferente do nosso país, onde são desvalorizadas pela população, a moeda na Suíça vale muito, e circulam bastante pelo país.

A menor moeda lá é de 5 centavos, e vem na cor dourada, sendo as outras todas na cor prateada. E por terem valores altos, são bem aceitas pela população e pelo comércio local.

Em viagem pelo país, vale a pena contar com uma moedeira organizada e fazer compras usando moeda na Suíça.

 

8 – As notas de franco suíço

 Conheça abaixo uma breve descrição das notas de franco suíço:

  • CHF 10 – cor amarela, estampa o arquiteto Le Corbusier (1887 – 1965);
  • CHF 20 –
    cor rosa, estampa o compositor Arthur Honegger (1892 -1955);
  • CHF 50 – cor verde, estampa a artista plástica Sophie Taeuber-Arp (1889 – 1943);
  • CHF 100 – cor azul, estampa o escultor Alberto Giacometti (1889 – 1943);
  • CHF 200 – cor marrom, estampa o escritor Charles Ferdinand Ramuz (1878 – 1947);
  • CHF 1000 – cor lilás, estampa o historiador de arte Jacob Burckhardt (1818 – 1897).

9 – Dificuldades para trocar o franco suíço

 O câmbio da moeda na Suíça é uma das grandes dificuldades para os turistas que visitam o país.

Apesar de seu valor próximo ao do Euro, o mesmo quase não é aceito pelo comércio local, sendo a melhor opção usar dinheiro vivo em suas viagens pela região para escapar das taxas extras dos cartões de crédito.

 

10 – Como trocar Francos Suíços mais facilmente

 Uma solução prática para resolver o problema da troca de moeda na Suíça é de usar instituições bancárias para fazer a troca, como o Migros Bank, facilmente encontrado nas cidades suíças.

Nessa opção, é possível trocar dinheiro em caixas automáticos que fazem a conversão sem sequer cobrar taxas administrativas de valores em dólar ou em euro para CHF. É uma alternativa tão simples, que você faz isso sem sequer precisar da interferência de um funcionário do banco.

Neste artigo você conheceu 10 fatos sobre a moeda conhecida como uma das mais estáveis no mundo, o franco suíço, ou CHF, a moeda na Suíça.

Se você gostou deste artigo, em nosso blog você pode encontrar muitas outras informações sobre emprego, instituições de ensino, turismo e curiosidades sobre a Suíça.

Se você gostou deste artigo, no nosso blog você vai poder encontrar muito mais informações sobre a Suíça, e possibilidades de estudos, trabalhos e turismo no país. Confira o nosso conteúdo anterior e continue acompanhando as nossas postagens.

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salário mínimo na suíça

Trabalhar Na Suíça

Como morar na Suíça Como morar na Suíça

Como morar na Suíça

morar na Suíça

30 profissões e seus salários na Suíça

Trabalhar Na Suíça

10-pontos-negativos-de-morar-na-Suíça 10-pontos-negativos-de-morar-na-Suíça

10 pontos negativos de morar na Suíça

morar na Suíça

Advertisement
Newsletter Signup

Copyright © 2018 Jawn Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.

Newsletter Signup