20 coisas que você precisa saber para dirigir na Suíça

Dirigir em nosso próprio país já não é uma tarefa fácil, radares, milhares de leis de trânsito desconhecidas podem nos surpreender com uma multa inesperada. Imagine dirigir em outro país então, por exemplo, para dirigir na Suíça você deve conhecer as leis de trânsitos vigentes.

Pensando nisto preparamos este artigo com vinte coisas que você precisa saber para dirigir neste país europeu. Confira.

  1. Sua habilitação vale em todo o mundo

Se possui uma habilitação permanente não se preocupe, ela é validade na maioria dos países do continente europeu, apenas entre em contato com Detran para confirmação.

 

  1. Documentos necessários

 O aconselhável ao se dirigir na Suíça é que se tenha alguns documentos em mãos como:

  • Carteira de habilitação;

  • Documento do aluguel do carro;

  • Seu passaporte,

  • Apólice do seguro que você contratou;

 

  1. Leis básicas

 Assim como no Brasil existem algumas leis básicas que você já deve sair daqui sabendo como:

  • O uso de cinto de segurança é obrigatório;

  • O uso de sapatos fechadas para se dirigir é obrigatório;

  • Faróis devem ser mantidos acessos mesmo durante o dia;

  1. Idade mínima para o aluguel de carros

 Para se dirigir na Suíça deve-se saber que a idade mínima para o aluguel de carros é de 20 anos, podendo variar de acordo com o modelo do veículo.

 

  1. Jovens pagam uma taxa extra

 Assim como falamos que a idade mínima para se alugar um carro na Suíça é de 20 anos, pessoas abaixo de 25 anos devem pagar uma taxa extra.

Este valor conhecido como: taxa de jovem condutor, é obrigatório, então vá preparado se for o seu caso.

 

  1. Seguros

 A obtenção de seguros é obrigatória para se dirigir na Suíça, ao alugar um carro você já sai da concessionária com Seguro contra danos de colisão e Proteção contra roubo do veículo. Entretanto, os valores e o tipo de seguro podem variar de acordo com a região que você vai visitar, dê uma pesquisada antes.

 

  1. Velocidade máxima

 Cada país possui suas leis de trânsito e consequentemente sua velocidade máxima permitida.

Para dirigir na Suíça você deve saber que esta velocidade pode variar de acordo com a via que você se encontra. Mas no geral a velocidade máxima permitida é 120 km/h em vias de trânsito rápido.

 

  1. Velocidade em túneis

  1. Pagando pedágio

 Para se dirigir na Suíça deve se saber que o sistema de pagamento de pedágio é diferente ao encontrado no Brasil.

Lá não existe os postos de pedágio, o que há é um selo que você coloca no vidro da frente do seu carro. Este selo você paga apenas uma vez, e enquanto ele estiver grudado em seu carro ele está valendo, só deve se atentar a validade quando comprar.

 

  1. Cuidado com o GPS

Não que seja proibido o uso de GPS na Suíça, mas sim os detectores de radar, o que acontece é que a maioria dos aparelhos possui esta função.

Então fique atento, caso a policia te parar e ver que seu GPS está realizando esta função isso pode acarretar muitas e outras complicações.

 

  1. Usando banheiro dos postos

 Para se dirigir na Suíça é importante saber que o uso dos banheiros dos postos de gasolina é cobrado.

Mas você pode utilizar o valor pago pelo uso do banheiro para abater o valor do seu gasto no posto.

  1. Parando na estrada

 Não quando você for parar em um posto de combustível, mas também aquela parada rápida na estrada para descansar.

Umas das vantagens de se dirigir na Suíça é que lá existem áreas sinalizadas de paradas, com banheiros e áreas de piquenique para você descansar e esticar as pernas.

 

  1. Multa por consumo de álcool

 Assim como no Brasil na Suíça também a aplicação de multa em caso de consumo de álcool onde se encontra até 0.4 miligramas de álcool por litro de sangue.  Não tem jeito é multa na certa, e dependendo da quantidade encontrada, tanto motorista e passageiro podem ser multados.

 

  1. Obras na estrada

 Outro fator que faz muita gente levar uma multa ao dirigir na Suíça sem perceber é quando a presença de obras na estrada.

Nestes casos a velocidade máxima é diminuída para se evitar acidentes tanto por partes dos carros quanto dos trabalhadores.

 

  1. O pedestre tem prioridade

 Assim como no Brasil para se dirigir na Suíça deve se saber que o pedestre está sempre certo e tem sempre prioridade nas vias.

 

  1. Animais na pista

 A suíça é um país propriamente rural, então quando for dirigir em áreas mais afastadas preste atenção quanto a presença de animais na pista.

  1. Uso de estacionamento

 Dirigir na Suíça não é como no Brasil aonde podemos estacionar em qualquer lugar permitido como nas ruas, lá o estacionamento só deve ser feito em locais específicos e sinalizados.

  1. Dirigindo no inverno

Dirigir no inverno já é um desafio a mais, é por isso que o uso de correntes nos pneus em período de neve é obrigatório.

  1. Abastecendo o carro

 Diferente do Brasil onde possuímos frentistas que realizam os serviços em postos de gasolina, dirigir na Suíça significa que você vai realizar esta função.

Os postos de gasolinas contam com bombas automáticas, onde você mesmo abastece seu carro e realiza o pagamento com o cartão de credito ou débito.

 

  1. Qual mão utilizar

 Na Suíça dirige-se pela mão direita da pista, assim como no Brasil não havendo confusão na hora de pegar um carro.

Agora que você já sabe como dirigir na Suíça que tal ficar atento a estas dicas e não cometer alguma gafe e evitar de levar uma multa. Levar uma multa em um país estrangeiro pode causas muitos problemas para um turista até mesmo a extradição em caso de algo mais grave, como o consumo de álcool.

Não deixe de acompanhar nossas postagens para não perder mais dicas como esta e muito mais sobre a Suíça.

Dicas Extras

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal.

Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.

Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.