30 profissões e seus salários na Suíça

30 profissões e seus salários na Suíça

Os salários na Suíça são conhecidos por serem bastante altos no mundo, o que acompanha o valor do custo de vida do país, que também pode ser considerado elevado. Para entender o mercado de trabalho suíço, é necessário entender que o valor que os trabalhadores do país recebem devem ser relativizados.




As profissões na Suíça recebem salários de acordo com o posto ocupado pelo trabalhador, seu nível de especialização, sua formação e o serviço que executa.

Outros fatores envolvidos, que influenciam os salários na Suíça são a localização no país ocupada pelo trabalhador e a sua experiência anterior. Anualmente, a Secretaria de Economia e Trabalho de Zurique faz uma publicação destinada a descrever os salários de todos os profissionais do país.

É com base nessa descrição que elaboramos este artigo acerca de 30 profissões na Suíça e seus respectivos salários.




As profissões e salários na Suíça

Se você está pensando em se mudar para o país, entender um pouco sobre o mercado de trabalho e a remuneração das profissões na Suíça é interessante para você.

Talvez você esteja se perguntando de quanto são os salários na Suíça para a profissão que você já exerce em seu país de origem, ou que pretende exercer quando chegar ao país.




No mercado de trabalho da região, como em qualquer lugar do mundo, os salários na Suíça possuem um mínimo ou um salário de base para cada categoria profissional.

Além disso, a remuneração das profissões na Suíça podem variar bastante dependendo do desempenho entregue pelo funcionário, bem como da empresa onde ele atua, do horário de trabalho, do nível de escolaridade e do cantão suíço de sua residência.

A remuneração das profissões na Suíça que iremos apresentar representam as mais diferentes áreas de atuação, uma vez que pretendemos que qualquer um que tenha acesso a essas informações consiga ter uma noção de qual seria o seu salário atuando no mercado de trabalho suíço.




Os salários na Suíça que apresentaremos estão descritos na moeda local, o franco suíço, que é indicado pela sigla CHF.

Para saber o valor da remuneração das profissões na Suíça em reais, é necessário que você use a cotação vigente para proceder a conversão dos valores.

Outra coisa que é importante que você tenha em mente sobre o mercado de trabalho no país, é que as vagas para as profissões na Suíça podem acabar sendo bastante restritas, uma vez que elas só são oferecidas para pessoas originárias de fora da Europa após o empregador ter tentado encontrar profissionais no continente e não conseguir encontrar.




Isso significa que para não europeus ocuparem um cargo nas profissões na Suíça, segundo a legislação vigente no país, é necessário que haja vagas restantes que não foram ocupadas por europeus previamente. Os empregadores no país precisam seguir essa regra de forma obrigatória.

O mínimo dos salários na Suíça está fixado em 5 mil CHF, desta forma, são poucas as empresas no país que oferecem uma remuneração abaixo dessa para seus funcionários.

Levando em consideração o padrão dos salários no mercado nacional, essa é uma remuneração que pode ser considerada boa.

Entretanto, é importante lembrar que o custo de vida no país é um dos mais altos do mundo, por isso, a remuneração das profissões na Suíça é alta, uma vez que ela deve guardar certa equivalência em relação ao custo de vida no país.




30 profissões e seus salários na Suíça

Os salários na Suíça costumam ser altos, mas é importante lembrar também que o país conta com um dos custos de vida mais elevados de todo mundo. Esse fator contribui para que as profissões na Suíça sejam bem remuneradas.

Confira abaixo uma lista com 30 cargos profissionais e a média de seus salários na Suíça. As profissões na Suíça costumam ser valorizadas, e receberem uma remuneração justa, como você vai perceber na lista.




Cabelereiro – salários de 2.601 CHF em média;

Designer gráfico – salários de 3800 CHF em média;




Vendedor – salários de 3.900 CHF em média;

Carpinteiro – salários de 4.018 CHF em média;




Carteiro -  salários de 4.031 CHF em média;

Padeiro – salários de 4.051 CHF em média;




Mecânico de automóveis – salários de 4.450 CHF em média;

Agricultor - salários de 4.500 CHF em média;

Agricultor – salários de 4.500 CHF em média;




Condutor de trem – salários de 4.558 CHF em média;

Programador – salários de 4.608 CHF em média;

Engenheiro de software – salários de 4.608 CHF em média;




Motorista de ônibus - salários de 4.858 CHF em média;

Higienista dental – salários de 4.930 CHF em média;

Jogador de futebol – salários de 5.400 CHF em média;




Engenheiro civil – salários de 5.411 CHF em média;

Jornalista – salários de 5.551 CHF em média;

Assistente social – salários de 6.246 CHF em média;




Piloto - salários de 6.576 CHF em média;

Professora de escola primária – salários de 7.398 CHF em média;

Gerente de crédito bancário e risco – salários de 7.788 CHF em média;




Oficial do Exército – salários de 8.142 CHF em média;

Pastor - salários de 9.084 CHF em média;

Promotor público – salários de 10.400 CHF em média;




Tradutor – salários de 12.450 CHF em média;

Controlador do céu – salários de 12.563 CHF em média;

Médico-chefe de hospital – salários de 12.824 CHF em média;




Professor Universitário – salários de 12.824 CHF em média;

Presidente do tribunal distrital – salários de 13.747 CHF em média;

Membro do Executivo – salários de 37.083 em média.

No artigo de hoje você aprendeu um pouco mais sobre os valores dos salários na Suíça, com base no guia da Secretaria de Economia e Trabalho de Zurique, que versa sobre as profissões na Suíça.

Se você gostou deste artigo, em nosso blog você pode encontrar muito mais conteúdo como esse. Para saber mais sobre o mercado de trabalho, sobre turismo e sobre a educação na Suíça, continue acompanhando as nossas publicações e confira nossos artigos anteriores.




Dicas Extras

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal.

Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.

Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.