Bolsa de estudo na Suíça 2019

Anualmente, o governo do país oferece um programa de Bolsa de estudo na Suíça voltadas para estudantes estrangeiros que já sejam graduados com a intenção de promover o intercâmbio entre os países e a colaboração em pesquisa entre o país e mais 180 outras nações.

Bolsa de estudo na Suíça 2019

Como Estudar na Suíça

Anualmente, o governo do país oferece um programa de Bolsa de estudo na Suíça voltadas para estudantes estrangeiros que já sejam graduados com a intenção de promover o intercâmbio entre os países e a colaboração em pesquisa entre o país e mais 180 outras nações.

Os alunos que receberão as bolsas são selecionados pela Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros da Suíça.

Esse programa de Bolsa de estudo na Suíça para estudantes estrangeiros é destinado a jovens estudantes de outras nacionalidades que já possuem uma graduação, bem como para artistas estrangeiros que possuem um diploma de bacharelado.

Conheça tudo que você precisa saber para se candidatar a uma Bolsa de estudo na Suíça. Confira.




Modalidades de bolsas

O interessado em uma das vagas do programa de Bolsa de estudo na Suíça para estudantes estrangeiros pode optar pelas seguintes modalidades de bolsas:

Bolsas de pesquisa

As bolsas de pesquisa são disponibilizadas para pesquisadores de nível de pós-graduação em quaisquer das áreas. O estudante, nesse caso, já deve possuir no mínimo um curso de mestrado.

Isso porque esse tipo de Bolsa de estudo na Suíça é voltado para aqueles que querem estudar no país para fazer pesquisas a nível de doutorado ou de pós-doutorado.

Essas bolsas são concedidas para realização de pesquisas ou de estudos em todas as universidades cantonais do país, além das universidades de ciências aplicadas e dos dois institutos federais de tecnologia da Suíça.

Para essa modalidade, serão considerados somente alunos que forem indicados por um mentor acadêmico da instituição de ensino pretendida.

A duração desses cursos é de: para doutorado, no máximo 3 anos, para pós-doutorado, de no máximo 1 ano.

Aqueles candidatos que já estiverem inscritos em um programa internacional de doutorado ou médicos que estejam cursando uma especialização, podem realizar uma pesquisa em uma das instituições de ensino da Suíça. A duração, neste caso, é de no máximo 12 meses.




Bolsas de Arte

A modalidade de Bolsa de estudo na Suíça em artes é destinada a estudantes dessa área que desejam realizar um mestrado inicial no país.

Essas bolsas são concedidas para que o estudante realize o seu mestrado em quaisquer dos conservatórios ou universidades de arte do país e estão disponíveis somente para estudantes de alguns países.

O programa não abrange bolsas para os níveis de graduação e de mestrado.




Critérios de seleção

Para participar do programa de Bolsa de estudo na Suíça para estudantes estrangeiros, o interessado necessita preencher alguns requisitos exigidos pela Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros da Suíça.

Você pode consultar quais são os critérios específicos de elegibilidade para o programa, bem como outras informações importantes para se candidatar para uma Bolsa de estudo na Suíça no próximo ano no site da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros da Suíça, clicando no link a seguir: https://www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/bildung/scholarships-and-grants/swiss-government-excellence-scholarships-for-foreign-scholars-an.html.

De forma geral, a Comissão avalia 3 fatores:

  1. O perfil do candidato;

  2. A qualidade do projeto de pesquisa ou a obra artística apresentada;

  3. Sinergismo e potencial para cooperação em pesquisa no futuro;




O prazo para se inscrever no programa e concorrer a uma Bolsa de estudo na Suíça depende do país de origem do candidato. No caso de interessados brasileiros, a data limite para entregar a documentação para a candidatura é em 31 de outubro de 2018, sendo a data da postagem a data considerada.

É responsabilidade do candidato encontrar a universidade do país onde deseja estudar, bem como a modalidade da bolsa desejada e o seu orientador.

O aluno selecionado pelo programa de Bolsa de estudo na Suíça para estudantes estrangeiros vai receber uma ajuda de custos mensal para cobrir gastos com transporte, hospedagem, passagens aéreas e de mais gastos.




Documentação necessária

Qualquer estudante brasileiro que esteja interessado em uma Bolsa de estudo na Suíça através do programa de bolsas para estudantes estrangeiros e atenda aos requisitos para a admissão de acordo com a modalidade de bolsa escolhida, deve fazer uma solicitação direta a Embaixada da Suíça no Brasil.

Na solicitação, o estudante deverá pedir a relação de documentos e os formulários de inscrição necessários para a sua candidatura através do seguinte endereço de e-mail: bra.bolsas@eda.admin.ch.

Essa documentação deverá ser impressa pelo candidato, os formulários deverão ser preenchidos corretamente e então serem enviados de volta para Embaixada em 3 vias até a data limite para o envio dos dossiês de candidatura.




Junto aos formulários de inscrição, o candidato deverá enviar também os documentos solicitados.

Depois disso, a documentação deverá ser enviada pelos Correios para o seguinte endereço: Embaixada da Suíça – Bolsa de Estudo, SES Avenida das Nações, Quadra 811. Lote 14, 70448-900, Brasília – DF.

Para saber mais detalhes sobre o programa de Bolsa de estudo na Suíça você pode acessar o site da Embaixada Suíça no Brasil através do link a seguir: https://www.eda.admin.ch/countries/brazil/pt/home/prestacao/bolsas.html.




Tenha cuidado com golpes e fraudes

Quem está interessado em estudar na Suíça através do programa de bolsas governamental voltado para estudantes estrangeiros deve ter cuidado para não cair em um golpe.

Foram registrados casos de chamadas fraudulentas de bolsas de estudo em nome do governo suíço através de e-mails.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e Pesquisa, essas chamadas são falsas, uma vez que a Comissão Federal Suíça para Bolsas de Estudos para Estudantes Estrangeiros NÃO realiza anúncios das bolsas disponibilizadas através de e-mail.




Todas as bolsas disponíveis para todos os países com os quais o governo suíço compartilha essas bolsas são gerenciadas de forma direta pelas embaixadas de cada país.

A recomendação da Comissão Federal Suíça para Bolsas de Estudo é que, caso você recebe um e-mail como esse, denuncie para a Embaixada Suíça do seu país, não responda o e-mail e em hipótese alguma envie seus dados ou dinheiro.

Agora você já sabe tudo que precisa fazer para se candidatar ao programa de Bolsa de estudo na Suíça para estudantes estrangeiros.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre estudar, trabalhar e viver no exterior, continue acompanhando as nossas publicações e confira também as nossas postagens anteriores.




Dicas Extras