Como transferir a carteira de motorista na Suíça

Ao mudar-se para outro país, uma das preocupações mais vigentes é como transferir a carteira de motorista para continuar dirigindo. Na suíça, é possível fazer este processo normalmente. Por isso trouxemos esse artigo para explicar sobre o assunto e tirar quaisquer dúvidas. Já adianto que é um procedimento simples e não tão demorado como pode-se imaginar.

A entrada neste processo é feita na Prefeitura da cidade onde pretende morar. Para isso, é necessário levar os documentos que citaremos abaixo. Confira:

  • Formulário de requerimento com o certificado do oftalmologista

  • Visto de Residência original

  • Carteira de habilitação original

  • 1 foto colorida recente (3x4)

Há um requerimento a ser preenchido e levado ao oftalmologista e fazer os exames. Sem passar por isso, não é possível transferir sua carteira de motorista. Também pode ser feito o exame em uma ótica com o custo geralmente de 20 francos. É de suma importância.

Após isso, dirija-se a Prefeitura com todos os papeis. A taxa de transferência custa cerca de de 80 a 140 francos e chega pelo correio através de um boleto bancário. Vale lembrar que os procedimentos e valores podem variar dependendo da cidade e do país onde foi emitida a carteira anterior.

Assim que der a entrada para a transferência, receberá um papel para continuar dirigindo temporariamente, e seus documentos serão encaminhados ao escritório tráfego rodoviário. Uma boa notícia é que não é necessário realizar exame teórico.

Seus documentos ficam lá uma semana mais ou menos, e então recebe a aprovação ou rejeição. Você deve assina-la e enviar novamente ao
escritório tráfego rodoviário. Então, é enviado uma outra carta contendo data, hora e local do seu teste prático de direção. Fácil, não?

Como em todo país as leis são diferentes, da mesma forma na Suíça há algumas leis diferentes do Brasil no transito. Por isso aconselho a procurar uma autoescola e fazer algumas aulas com esse viés.

Para fazer o exame prático, apresente-se com o próprio carro ou um alugado. A avaliação demora cerca de 40 minutos com o aplicador da prova ao lado do motorista dando as diretrizes, como o destino a ser seguido. Atente-se a seguir placas indicativas de direção, demonstrando respeito e compreensão da sinalização.

Se você for aprovado no teste, uma semana depois receberá pelo correio a carteira de motorista brasileira com um selo dizendo “Não é válida na Suíça” e, também a nova carteira suíça permanente. Digo permanente pois não precisa ser renovada até os 70 anos de idade.

Mas e se você não passou no exame? Infelizmente, deve recomeçar do zero. Será obrigatório frequentar aulas teóricas e realizar exames. Claro que os custos aumentam a cada exame e a validade da carteira deixa de ser permanente, necessitando de renovação de 3 em 3 anos. Mesmo assim, ainda vale a pena tirar.

Espero ter ajudado com estas informações neste processo tão importante. Caso você já tenha passado por isso, não deixe de nos contar nos comentários sua experiência. Até a próxima!

Dicas Extras

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal.

Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.

Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.