Graus acadêmicos na Suíça - Tudo que você precisa saber para trabalhar fora do Brasil
Connect with us

Estudar Na Suíça

Graus acadêmicos na Suíça

Published

on

Graus acadêmicos na Suíça

Resultado de imagem para Graus acadêmicos na Suíça

Se você deseja estudar no exterior e enriquecer o seu currículo com uma experiência educacional internacional, as terras suíças são uma ótima opção, mas antes de fazer a mala e partir para o país, é importante se informar sobre como funcionam os graus acadêmicos na Suíça.

Quem planeja estudar na Suíça, deve se preocupar em conhecer antecipadamente um pouco sobre como é a estrutura do sistema de ensino do país.

Dessa forma, você pode se preparar para se adaptar mais facilmente à estrutura educacional do país, que funciona de forma bastante diferente do sistema de ensino brasileiro e entender como os  graus acadêmicos na Suíça são estruturados bem como outras informações relevantes sobre a educação no país.

Para te ajudar, separamos no artigo de hoje as informações sobre os  graus acadêmicos na Suíça e outros detalhes sobre o ensino por lá. Confira a seguir.

A estrutura do Sistema de Ensino na Suíça

Antes de explicar sobre os  graus acadêmicos na Suíça, vamos falar um pouco sobre como é a estrutura do Sistema de Ensino no país.

Na Suíça, a educação é considerada muito importante e o conhecimento é um bem bastante valorizado tanto pela população quanto pelo governo suíço. Em virtude disso, o Sistema de Ensino do país está entre os melhores do mundo.

Os melhores resultados em disciplinas como matemática e ciência de toda a Europa, costumam ser obtidos pelos alunos suíços.

A educação no país é obrigatória a partir dos 6 ou 7 anos de idade e é ofertada gratuitamente pelo governo. O ensino básico tem duração de aproximadamente 9 anos.

A estrutura da educação suíça é descentralizada, sendo assim, cada um dos cantões do país fica responsável por definir seus próprios sistemas de ensino, o que faz com que o mesmo varie de acordo com a região, bem como existe uma variação em relação ao conteúdo programático de cada um dos  graus acadêmicos na Suíça.

Uma das principais diferenças entre os cantões suíços nesse sentido é o início do ensino da primeira língua estrangeira, que em algumas regiões começa no 4º ano e em outras começa no 7º ano.

Cada cantão é responsável pela escolha do sistema e do programa de ensino a serem seguidos, do idioma principal e pela elaboração do calendário letivo.

A qualidade do ensino no país é reconhecida mundialmente, e todos os anos a Suíça atrai estudantes de diversas partes do mundo.

De acordo com os dados sobre as estatísticas educacionais do país, aproximadamente 27% dos alunos em nível universitário, cerca de metade dos alunos de doutorado e quase 45% dos funcionários de faculdades suíças são estrangeiros.

O governo suíço valoriza e investe bastante em educação, agindo de forma consciente para manter o padrão elevado do ensino no país, que contribui para a manutenção de sua economia forte.

Um dos maiores interesses do governo do país é manter o padrão de ensino elevado, investindo muito desde de os níveis básicos até o ensino superior.

A seguir, conheça como é cada um dos graus acadêmicos na Suíça.

Educação Primária

O primeiro dos graus acadêmicos na Suíça é a Educação Primária, que é obrigatória e garantida gratuitamente pelo governo do país.

A Educação Primária na Suíça começa por volta dos 6 ou 7 anos de idade, como dissemos no tópico anterior e tem duração de cerca de 4 a 6 anos, dependendo da região.

Ainda assim, a maior parte das crianças suíças começa a ir para a escola mais cedo, entre os 4 ou 5 anos de idade, no Jardim de Infância, embora a pré-escola não considerada obrigatória no país.

Educação Secundária

O segundo dos graus acadêmicos na Suíça é a Educação Secundária, que começa logo depois da conclusão da educação primária.

Nesse momento, os alunos suíços podem optar por ir para uma escola acadêmica ou para uma escola vocacional.

No primeiro caso, os alunos frequentam o gymnasium, que é subdividido em 2 níveis de ensino: o nível secundário, considerado obrigatório, e o nível médio que é opcional.

No nível secundário, os alunos suíços recebem aulas de variadas disciplinas, que são as mesmas para todos eles e depois da conclusão dessa etapa, os alunos podem escolher se vão prosseguir os estudos no ensino médio.

No ensino médio, os alunos poderão optar por diferentes cursos de especialização, de acordo com a profissão que desejam exercer ou com a faculdade que desejam fazer posteriormente.

Educação Terciária

A Educação Terciária é o último dos graus acadêmicos na Suíça, é a qualidade do ensino desse nível no país é bastante elevada.

È muito comum, inclusive, que pessoas de várias partes do mundo escolham as universidades do país para estudar, uma vez que a qualidade do ensino suíço é mundialmente conhecida como uma das melhores da Europa.

O modelo da educação superior no país adota 3 diferentes níveis, a saber:

  1. Primeiro nível: Bachelor – tem duração de 3 anos e se inicia após a aprovação do aluno em um exame conhecido no paí como matura, que corresponde ao que conhecemos no Brasil como Vestibular;
  2. Segundo nível: Mestrado – tem duração de 2 anos e para cursar, é necessário que o aluno tenha concluído o nível anterior;
  3. Terceiro nível: Doutorado – tem duração de 3 anos e só pode ser cursado por pessoas que já tenham concluído o mestrado.

As taxas do ensino superior no país variam de acordo com a região, mas costumam ter valores baixos se comparados com outros países europeus. A média é de cerca de 1500 euros anuais.

O custo baixo das taxas, juntamente com a excelência na qualidade de ensino, são responsáveis por atrair estudantes estrangeiros para as universidades do país.

Agora você já sabe como é a estrutura dos  graus acadêmicos na Suíça e outras informações importantes sobre a educação no país. Assim você pode se preparar melhor caso pretenda ter uma experiência educacional por lá.

Estudantes com nacionalidade europeia podem, inclusive, pagar taxas ainda mais baixas.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre a Suíça, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores.

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?


Kênia ama escrever poesias, e há três anos escreve conteúdos para a internet. É apaixonada por viagem e estrelas. Admira e aproveita as inúmeras oportunidades que a vida oferece. E vive a cada dia intensamente para aprender e servir.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *