Connect with us

morar na Suíça

Graus Acadêmicos na Suíça

Para quem pretende estudar na Suíça, conhecer a estrutura de ensino e os graus acadêmicos adotados pelas escolas e universidades do país é interessante para poder ir se preparando para se adaptar a um sistema de ensino que é diferente do sistema do seu país de origem.

Neste artigo, separamos para você, que pretende estudar na Suíça, as informações em relação ao sistema de ensino e aos graus acadêmicos que o país adota. Confira.

Estrutura do Sistema de Ensino Suíço

 

 Quem deseja estudar na Suíça, deve conhecer antecipadamente um pouco sobre como é a estrutura do sistema de ensino do país.

Na Suíça, a educação é vista como um recurso muito importante, e o conhecimento é bastante valorizado, tanto pelos cidadãos, quanto pelo governo suíço.

Essa afirmativa é tão verdadeira, que o sistema de ensino do pais é reconhecido mundialmente como um dos melhores de todos os países do mundo.

Os estudantes suíços, costumam obter os melhores resultados em disciplinas como a matemática e a ciência de todo o continente europeu.

No país, a educação é oferecida gratuitamente, e é obrigatória. De forma geral, as crianças começam a estudar na Suíça a partir dos 6 ou 7 anos de idade, tendo o ensino básico cerca de 9 anos de duração.

O sistema de educação da Suíça tem uma estrutura descentralizada, o que significa que cada cantão suíço é responsável por estruturar seus próprios sistemas de ensino.

Desta forma, é muito comum que os conteúdos programáticos no país sejam bastante variados de um cantão para o outro.

Uma das diferenças mais comuns de ser observada nesse sentido, é o início do ensino da primeira língua estrangeira nas escolas do país. Alguns cantões iniciam o ensino de língua estrangeira durante o 4º ano, enquanto outros começam a ensinar no 7º ano.

Cada região é responsável por escolher qual a estrutura será seguida pelo sistema educacional, bem como qual será o programa de ensino, qual o idioma principal e também pela elaboração do calendário de férias.

 

Educação primária

 Como dissemos, as crianças começam a estudar na Suíça geralmente por volta dos 6 ou 7 anos de idade, que é a faixa etária que marca o início da educação primária e obrigatória no país.

Entretanto, a maior parte das crianças suíças inicia mais cedo, frequentando o jardim de infância, no qual geralmente ingressam com entre 4 ou 5 anos de idade, ainda que a educação pré-escolar não seja um nível de ensino obrigatório no país.

Já a educação primária, é obrigatória e gratuita para todas as crianças com mais de 6 anos de idade, e se estende por um período de aproximadamente entre 4 e 6 anos, de acordo com a região.

Para estudar na Suíça, as crianças frequentam escolas mistas, e recebem as aulas no idioma oficial da região onde moram.

 

Educação secundária

 A próxima etapa para se estudar na Suíça é a educação secundária, que se inicia logo após a conclusão da educação primária.

Neste momento, há uma separação dos alunos, que podem escolher entre ir para uma escola acadêmica, ou para uma escola vocacional.

Os alunos que optam pela escola acadêmica, irão frequentar um instituto denominado gymnasium para estudar na Suíça.

O gymnasium suíço é subdivido entre os níveis secundário, que é obrigatório, e o nível de ensino médio, que é opcional.

No nível secundário, os alunos aprendem disciplinas diversas e comuns a todos, e ao fim desta etapa, podem optar por seguir os estudos no ensino médio, onde podem escolher entre variados cursos de especialização focados na profissão que desejam exercer quando adultos, ou na faculdade que desejam cursar.

 

Educação terciária

A educação terciária, ou o ensino superior, é dotado de uma grande qualidade de ensino, sendo muito comum que estudantes de diversos lugares do mundo viagem para estudar na Suíça.

O modelo de ensino na educação superior no país adota os seguintes 3 níveis

  1. Bachelor – que tem uma duração de 3 anos, após a aprovação no exame denominado matura, que corresponde ao nosso vestibular;
  2. Mestrado – que tem duração de 2 anos, após a aprovação no nível anterior;
  3. Doutorado – que tem duração de 3 anos, após a aprovação do estudante no nível de mestrado;

 

O ensino para estrangeiros

 No mundo todo, o país é reconhecido por possuir um padrão de ensino dotado de excelência, o que leva, todos os anos, milhares de estrangeiros a irem estudar na Suíça.

O alto padrão de qualidade de ensino do país atrai estudantes e pesquisadores de diversas nacionalidades, e segundo as estatísticas educacionais da Suíça, cerca de 27,6% dos alunos de nível universitário, 50,2% dos doutorandos e 44,5% do quadro de funcionários das faculdades suíças vem do exterior.

Esse quadro é capaz de demonstra o quanto o sistema de ensino do país passa por um processo de grande internacionalização.

O governo suíço demonstra uma grande preocupação em relação ao sistema de ensino, demonstrando consciência da relevância do conhecimento e da pesquisa para a manutenção da economia forte do país.

Desta forma, o investimento em educação por lá é alto, uma vez que um dos maiores interesses do governo suíço é manter o padrão de excelência do seu sistema de educação, desde o nível básico, até o último nível do ensino superior.

Outro fator que representa um atrativo para pessoas de outros países quererem estudar na Suíça, além do padrão de excelência do ensino, é o custo das taxas universitárias no país.

Na Suíça, os preços das taxas variam de acordo com o cantão, entretanto, costumam ser relativamente baixos, ficando por volta dos 1 mil e 500 euros a cada ano.

Neste artigo você conheceu os graus acadêmicos adotados pelo sistema de ensino suíço, uma informação relevante para aqueles que desejam estudar na Suíça.

Se as informações que você encontrou aqui foram relevantes para você, e você gostou deste conteúdo, saiba que no nosso blog você pode encontrar diversas outras informações importantes para quem deseja morar, trabalhar ou estudar na Suíça. Confira nosso arquivo e continue acompanhando nossas postagens.

Dicas Extras

Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.

Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salário mínimo na suíça

Trabalhar Na Suíça

Como morar na Suíça Como morar na Suíça

Como morar na Suíça

morar na Suíça

30 profissões e seus salários na Suíça

Trabalhar Na Suíça

10-pontos-negativos-de-morar-na-Suíça 10-pontos-negativos-de-morar-na-Suíça

10 pontos negativos de morar na Suíça

morar na Suíça

Advertisement
Newsletter Signup

Copyright © 2018 Jawn Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.

Newsletter Signup