Como morar na Suíça

Conheça o passo a passo para você morar na Suiça,entenda qual é o custo de vida, vantagens e desvantagens para morar na Suíça.Dicas Valiosas e Curiosidades

Como morar na Suíça: O Guia Completo

A Suíça se encontra, atualmente, como um dos país mais organizados e bonitos do mundo. Também é um dos mais seguros, com uma qualidade de vida altíssima.

Porém, essa série de vantagens possui uma consequência: a atração de muitos imigrantes. A migração faz parte da humanidade desde tempos remotos. Pessoas transitam entre um país ao outro, procurando condições de vida mais favoráveis.

Esse processo de ir e vir acabou forçando os países a adotarem regras para receber estrangeiros, protegendo sua população e sua economia.

Por isso, na última década, a Suíça se transformou em um dos países mais difíceis de emigrar. Porém, apesar da dificuldade, existem formas de morar e trabalhar no país de forma legal. Quer saber como? Leia esse artigo até o final.




O que é preciso para morar na Suíça?

Como dito anteriormente, a Suíça é um país muito difícil para se emigrar. A crise que ocorreu em 2008 ajudou a criar essa realidade. Além disso, a quantidade de estrangeiros que migraram para o país naquela época criou um sentimento xenófobo nos Suíços, no quais alguns querem, inclusive, que estrangeiros sejam expulsos por crimes simples.

Por isso, a primeira coisa a se considerar é se você possui ou tem chance de possuir cidadania suíça ou europeia. Caso tenha, suas chances de ficar e trabalhar na Suíça são enormes.

Por que? Porque existe uma lei federal no qual, nos casos de vagas de emprego na Suíça, os habitantes locais são privilegiados e, logo após, os Europeus. Caso, ainda assim, não existir nenhum Suíço ou Europeu qualificado para a vaga, a empresa poderá contratar um estrangeiro.




Porém o estrangeiro precisa ser bastante especializado, possuindo habilidades que os locais não possuem.

Ainda que você possua essas características, os cantões não são obrigados a emitir seu visto de trabalho. E caso aceitem, a burocracia leva meses para ser concluída, chegando a quase meio ano.

Se você decidir estudar na Suíça, existe um regulamento que permitem que o estudante trabalhe. Se você estiver cursando um doutorado, as chances aumentam bastante. As universidades possuem procedimentos facilitados para o emprego de pesquisadores, com bons salários.







Quais os tipos de vistos para morar na Suíça?

A forma de emissão dos vistos na Suíça é dividido em dois grupos:

  1. Vistos emitidos aos Europeus;

  2. Vistos emitidos aos não Europeus.

O Acordo de Livre Circulação de Pessoas entre a Suíça e a Comunidade Europeia estabelece a emissão de vistos para Europeus. Já a Lei de Estrangeiros estabelece a emissão de vistos aos cidadãos não Europeus.




  • Visto para turista:

Não há a necessidade de visto para viagens a passeio no país por até 90 dias.




  • Visto de trabalho:

Para esse visto é necessário um contrato de trabalho. Se o contrato possuir duração de 3 meses a um ano, o visto emitido é o L com duração igual ao contrato de trabalho.

Caso o contrato de trabalho tenha duração de mais de ano ou tempo indeterminado, o visto emitido é o B com duração de 5 anos, havendo a possibilidade de ser prolongado.

  • Visto de Reunião Familiar:

A exigência para esse visto é uma comprovação de moradia adequada e condições financeiras para sustentar a família.




Tipos de vistos para não Europeus:

  • Visto para turista:

Não há a necessidade de visto para passeio de até 90 dias. Porém, é obrigatória a apresentação de um passaporte válido e seguro de saúde, além de condições financeiras para se manter nesse período.

  • Visto de trabalho:

Nesses casos, as autoridades são muito exigentes. Dessa forma, não basta apresentar o contrato de trabalho.

Além da qualificação diferenciada, é exigido que a atividade exercida seja de interesse do país e que o salário esteja compatível com o mercado suíço.




  • Visto de reunião familiar:

Além da comprovação de condições financeiras e moradia adequada, existem prazos a serem cumpridos:

Para filhos maiores de 12 anos de idade, o prazo é de, no máximo, um ano.

No caso de filhos menores de 12 anos de idade, o prazo é de 5 anos.

  • Visto de estudo:

A instituição de ensino deve reconhecida na Suíça. Além disso, o curso deve durar mais de 90 dias.







Como funciona o processo de imigração para a Suíça?

No guichê de controle de chegada na Suíça, as autoridades poderão pedir os seguintes documentos:

  • Passaporte (válido durante o período da estadia);

  • Passagem de volta com prazo dentro de 90 dias;

  • Comprovante de recursos financeiros, que pode ser um cartão de crédito internacional ou dinheiro em moeda corrente do país;

  • Reserva de hotel ou carta-convite de um cidadão residente na Suíça.




Como posso trabalhar e estudar na Suíça?

Estudantes estrangeiros podem trabalhar de 15h a 20h por semana, durante os meses de estudo. No período de férias há a permissão de trabalhar em tempo integral. O visto do tipo L é emitido para estágios ou cursos de mestrado e doutorado nas áreas médica, agrícola ou setores mais qualificados.

Em qualquer um dos casos, é obrigatório ter o visto antes de viajar para a Suíça. Caso o contrário, a pessoa pode ser mandada de volta ao seu país já na fronteira.




Vale a pena morar na Suíça?

Não é à toa que a Suíça é considerada um dos melhores países do mundo para se viver.

Para quem gosta de locais cosmopolitas, o país conta com uma grande riqueza cultural. Contando com pessoas de diferentes nacionalidades, é interessante entrar em um café e começar a conversar com estrangeiros.

O país também é extremamente limpo. As ruas são lavadas com água e sabão literalmente. Além disso, os passeios e o asfalto possuem uma alta qualidade, tornando super prazeroso o ato de dirigir ou andar a pé.

Os níveis de segurança são tão altos, que os Suíços não costumam trancar as portas das casas, nem dos carros. Ainda há a tranquilidade de andar na rua em qualquer hora do dia e da noite sem se preocupar com violência gratuita.

Outra coisa a se comentar é a educação do Suíço. Apesar de não serem calorosos, são muito educados, falam baixo, respeitando o espaço do próximo e as leis.




Quanto custa morar na Suíça?

O aluguel de uma casa na Suíça é muito caro, por exemplo. Um apartamento no centro de Lausanne custa uns CHF 1250,00 mensais. Longe do centro, o aluguel pode custar CHF 980,00.

Outra necessidade bastante cara é o seguro de saúde. Se optar por uma franquia alta, pagará uns CHF 250,00 por mês. Além disso, caso precise de algum serviço hospitalar que não seja coberto pela franquia, vai ter que pagar do seu próprio bolso.

transporte também é muito caro. Uma passagem para uma pessoa por duas zonas sai por CHF 3,60. Caso escolha ter um veículo próprio, terá que pagar seguro e matrícula. 




A s despesas com alimentação variam muito. Comer em um restaurante é muito caro. Qualquer prato custa mais de CHF 20,00. Com bebidas e acompanhamentos, o valor chega a CHF 50,00 facilmente. Isso até no MCDonalds!

Dessa forma, realizar compras no supermercado e cozinhar seu alimento em casa é o mais econômico. Porém, fique avisado que a carne da Suíça e a mais cara da Europa.

Apesar do custo de vida bastante elevado, a Suíça é um dos países com os salários mais altos da Europa.

A depender do nível de formação, o salário médio é de CHF 6000,00 por mês. Apenas 10.7% dos empregos pagam menos de CHF 4000.00 por mês.

Na Suíça, ganhar menos de CHF 2219.00 é considerado um caso de pobreza.




Quais as vantagens e desvantagens de morar na Suíça?

Vantagens

  • Índice de qualidade de vida elevado;

  • Taxa de criminalidade próxima a zero;

  • Educação e serviços de saúde de alta qualidade;

  • O País é extremamente belo e multicultural.




Desvantagens

  • O inverno. Além de ser extremamente rigoroso, a época é melancólica.

  • A população local é reservada, tornando difícil a aproximação

  • O custo de vida é altíssimo. Embora os salários sejam elevados, os preços dos produtos seguem esse valor.




Como é o sistema de saúde na Suíça?

A lei define que qualquer residente da Suíça é obrigado a contratar um seguro de saúde básico. Dessa forma, o estrangeiro que quiser morar na Suíça possui um prazo de 3 meses, contando na data de entrada para escolher pagar um plano de saúde.

O plano deve conter obrigatoriamente:

  • Assistência médica completa, realizada em um consultório médico;

  • Caso precise, o cliente tem direito a internação hospitalar com todos os custos de estadia, tratamentos e exames cobertos pelo plano;

  • Medicamentos registrados em uma lista oficial;

  • Direito a nove sessões de fisioterapia distribuídas em 3 meses;

  • No caso de gravidez, direito a 7 exames de controle e 2 exames de ultrassom;

  • Vacina infantil até os 16 anos;

  • Preventivo ginecológico a cada 3 anos;

  • Mamografia, a partir dos 50 anos, a cada 2 anos.







Quais os meios de transporte existentes na Suíça?

O transporte público suíço é considerado um dos melhores do mundo, possuindo uma rede de trens, bondes, ônibus e barcos interligados que cobrem todo o território nacional.

A Ferrovia Federal Suíça oferece muitas opções de cartões para a compra de bilhetes para diversos destinos, tipo:

Halbtax-Abo

O cartão Halbtax-Abo possibilita a compra de tickets com desconto em todo o sistema de transporte. Se você viaja ou se desloca bastante, o retorno no investimento é rápido.

General Abonnement

O GA pode ser comprado por dia, mês ou ano e é a melhor opção se você pretende utilizar o transporte público com frequência. O General Abonnement possibilita a livre circulação pela Suíça sem nenhum custo adicional.

Ticket diário

O Ticket é válido por 24h contados no momento em que a passagem é carimbada. Esse tipo permite o uso ilimitado do sistema de transporte durante o dia inteiro.




Pode me dizer algumas curiosidades locais?

A Suíça possui 4 idiomas oficiais: o alemão, o italiano, o francês e o romanche (mistura do alemão com italiano). Quase 70% da população fala alemão, 20% fala francês, 7% fala italiano e o pequeno restante fala romanche.

A Suíça não faz parte da União Europeia, mas existe um acordo com países da UE permitindo muitas relações com esses países. A moeda é o Franco Suíço (CHF), que vale menos que o Euro, porém mais que o Dólar.

Dentro de casa, o “correto” é não permanecer de sapatos. Normalmente, em casas de famílias suíças há um armário para sapatos na entrada.

Além disso, a Suíça funciona através de decisões da povo. Além de eleger os governantes, as leis, são votadas em plebiscitos pela população. Assim, o que o povo votar está decidido e pronto.




Dicas Extras

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal

Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim