Pós-graduação na Suíça - Tudo que você precisa saber para trabalhar fora do Brasil
Connect with us

morar na Suíça

Pós-graduação na Suíça

Published

on

Pós-graduação na Suíça

 

Se você está pensando em investir numa pós-graduação na Suíça, deve saber algumas informações a respeito do sistema de admissão das universidades do país para conseguir alcançar o objetivo de estudar em um dos países que conta com as melhores instituições de ensino da Europa e do mundo.

Neste artigo, separamos todas as informações que você precisa saber para fazer uma pós-graduação na Suíça, contando com uma bolsa de estudos. Confira.

 

Possibilidades de bolsa

 

O governo do país oferece diversas possibilidades de bolsas para estudantes estrangeiros que desejem fazer uma pós-graduação na Suíça, entretanto, é importante salientar o fato de que a concorrência para essas bolsas é muito grande, e você vai precisar se dedicar e ser muito persistente.

Para conseguir uma das bolsas, você vai precisar demonstrar sua excelência acadêmica, através de um histórico escolar com notas altas, diplomas que comprovem sua proficiência no idioma, cartas de recomendação e de motivação, bem como diversas outras documentações que serão exigidas durante o seu processo de seleção.

Inclusive, esse processo seletivo costuma ser longo, podendo durar até 1 ano.

É possível concorrer a bolsas de pós-graduação na Suíça nas mais diversas áreas de conhecimento, nos níveis de mestrado ou de doutorado.

Em virtude de um grande interesse do governo suíço em reforçar sua relação diplomática em relação ao Brasil, candidatos brasileiros costumam participar dos processos seletivos já em uma posição favorável.

O valor da bolsa é de 1920 francos suíços, o que corresponde a cerca de 2700 reais, e a sua duração é de 9 meses.

 

Idiomas

 

Lembre-se que para fazer uma pós-graduação na Suíça como bolsista, você vai precisar passar por um processo de seleção bastante longo e complexo, e que toda a sua preparação e esforço para alcançar a bolsa será em vão caso você não esteja preparado o suficiente, e tenha um bom conhecimento sobre o idioma do estudo.

Se você já tiver previamente certificados e diplomas que possam comprovar a sua proficiência no idioma do curso que pretende fazer, isso poderá ajudar bastante no processo seletivo.

Para fazer uma pós-graduação na Suíça, você tem a opção de escolher entre instituições de ensino que ministram suas aulas nas em alemão, francês e em italiano.

Ainda que o inglês não seja uma língua oficial na Suíça, também é possível encontrar instituições de ensino que ministram aulas nessa língua.

10 Canais ou Sites Gratuitos para Estudar inglês

Inscrições

Para se candidatar a uma bolsa para fazer uma pós-graduação na Suíça a primeira coisa que você deve fazer é se inscrever em um Rotary Club na região onde você reside.

Se você não sabe qual é, entre no site do Rotary Club pelo seguinte link www.rotary.org, onde você vai encontra todas as informações que necessita para obter uma bolsa de pós-graduação na Suíça, bem como das atividades do clube em geral.

Nesse momento, conseguir uma indicação de alguém que já é membro do Rotary Club pode ser um grande diferencial para que você consiga conquistar a sua bolsa. O Rotary realiza reuniões semanais, e são os membros do clube que fazem as indicações de candidatos a bolsas.

Além disso, são esses mesmos membros que são os responsáveis pela divulgação das bolsas disponíveis, distribuem os formulários e divulgam as datas das inscrições, bem como repassam as informações sobre as etapas e entrevistas de seleção dos bolsistas.

Antes de partir para a Suíça para fazer o curso, o candidato selecionado também deverá participar de seminários preparatórios que explicam como ele deverá se comportar no país.

 

Dicas para conseguir uma bolsa

 

Se você está interessado em conseguir uma bolsa de estudos para fazer uma pós-graduação na Suíça, confira as dicas que separamos para ajudar você a alcançar essa meta

  • Em primeiro lugar, lembre-se que ir fazer uma pós-graduação na Suíça não é uma viagem de férias para passar um tempo na Europa, você vai precisar de se comprometer e se dedicar até a conclusão do curso;
  • Antes de tudo, tenha em mente de forma clara qual curso você deseja fazer, qual universidade você vai escolher, e quais são os motivos para essa escolha;

 

  • Entre em contato com a universidade e com seus futuros possíveis orientadores, trocando informações com eles sobre o curso e a sua área de estudos, ajudando você a escolher melhor os temas sobre os quais pretende se aprofundar. Ter ideias claras ajuda nas entrevistas de admissão;

 

 

  • Aprenda o idioma em que você vai estudar previamente, faça testes para garantir sua aptidão, para te certeza de que vai conseguir acompanhar os estudos e produzir trabalhos acadêmicos com um bom nível de escrita nesta língua.

 

Cuidado com golpes

 

Se você tem intenção de tentar conseguir uma bolsa de estudos para realizar uma pós-graduação na Suíça, e está pesquisando sobre o assunto deve tomar cuidado para não acabar caindo em algum golpe.

Circulam pela internet chamadas para bolsas de estudos em nome do Governo da Suíça, que apesar de parecerem reais, são, na verdade, fraudes.

É importante esclarecer esse fato, para que, empolgado com a possibilidade de realizar esse sonho, você não acabe sendo vítima de algum destes golpes.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e Pesquisa, existem e-mails falsos circulando como se fossem chamadas do governo suíço para inscrições em programas de bolsas de pós-graduação, o que não é verdade.

A Comissão Federal Suíça para Estudantes Estrangeiros alega que não faz anúncios das bolsas de estudo que disponibiliza através de e-mails. As bolsas na realidade são gerenciadas pelas embaixadas do país nos mais diversos países.

A recomendação da Comissão Federal Suíça para Bolsas de Estudo é que caso você receba um e-mail deste tipo nunca responda, e sobretudo, não faça nenhum envio de dinheiro.

Agora você já sabe tudo que precisa para conseguir uma bolsa para realizar uma pós-graduação na Suíça, e incrementar o seu diploma, dando um grande impulso na sua trajetória profissional, estudando em um dos melhores países de todo o mundo.

Se você gostou deste artigo, no nosso blog você vai poder encontrar muito mais informações sobre a Suíça, e possibilidades de estudos, trabalhos e turismo no país. Confira o nosso conteúdo anterior e continue acompanhando as nossas postagens.

Saiba Como morar na Irlanda – Guia Completo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *