Salário mínimo na suíça

Salário mínimo na suíça

Em 2019 a Suíça terá uma diferença inédita para os trabalhadores, a instituição de um salário mínimo na Suíça, que será adotado com base em 20 Francos Suíços, cerca de 18 euros a hora trabalhada. 3480 Francos por mês, o que é um salário razoavelmente bom para os moradores, dependendo da sua localidade com base no custo de vida Suíço, que não é baixo.

Claro, haverá exceções inegociáveis por hora, que se aplicarão somente a funções do setor primário, como por exemplo, agricultores e viticultores.

Apesar das diferenças gritantes nos salários dependendo de sexo, função, instituição de ensino do diploma, etc. Sempre teve uma base regular de salário mínimo na Suíça mesmo sem a instituição de algo exato, os empregadores buscam serem o mais justo possível com seus funcionários, dando crédito por seus currículos e feitos na empresa.




Gastos médios na Suíça

Com segurança social, aluguel, impostos, plano de saúde, despesas fixas do lar, mercado (produtos alimentícios, limpeza e higiene), seguros (carro, vida, imóvel, etc.), transporte e despesas variadas como roupas e sapatos, cerca de 5.300 francos deverão ser gastos mensalmente, contando com uma vida razoavelmente confortável em alguma cidade de médio porte. Em cidades maiores, os preços sobem tanto que o aluguel de um pequeno apartamento pode chegar a ser 38% do salário usado como base acima (5300 francos suíços).

Além disso, alguns moradores recém-chegados e estudantes, trocam seu trabalho por habitação e alimentação, reduzindo os custos consideravelmente. Com prestação de serviços domésticos, de limpeza e até mesmo para algumas empresas que abrem pequenas oportunidades, para estes, a implementação do salário mínimo na Suíça é de extrema importância para que não haja negligencia com o funcionário.




Além do que citamos acima, a Suíça tem um sistema social e fiscal bem diferente do que estamos acostumados, contando com seguro desemprego, acidente e abrigando inclusive uma previdência privada, o que resulta em descontos salariais previstos em aproximadamente 500 francos suíços.

Os impostos, pagos mensalmente após a dedução de custos salariais, ficam por volta dos 900 francos Suíços. Sobre o aluguel, água, luz, aquecimento e algumas outras taxas, ficam por cerca de 1500 francos para um apartamento pequeno, variando claro, de cidade para cidade, de cantão para cantão. Sendo Appenzell um dos locais mais baratos para se viver.




Seguros e despesas variadas:

Com tudo isso, o seguro saúde ainda é obrigatório, chegando a custar em média 350 francos suíços por pessoa, acima dos 18 anos, pois o seguro saúde das crianças fica por volta dos 200 francos suíços.

Além de haverem outros seguros que mesmo não sendo obrigatórios são de extrema necessidade, existem as telecomunicações com taxas de rádio e TV, obrigatórias na Suíça. Mais cerca de 200 francos suíços mensais por assinatura de televisão, serviços de telefonia (móvel ou fixa) e internet.

  • Para as despesas com transporte: desde combustível, concertos e passagens são gastos cerca de 460 francos suíços por mês.

  • Para despesas com supermercado: considerando carnes, alimentos perecíveis de feira, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza e bebidas, o gasto aproximado chega a 750 francos suíços. Uma opção é comprar nos supermercados ao final do dia ou nos sábados, pois é comum ter promoção por causa dos vencimentos, abastecimento de estoque e alimentos perecíveis.

  • Para despesas com roupas e sapatos: algo por volta de 130 francos suíços são gastos, isto por pessoa. (Informação: DFE – Departamento Federal de Estatísticas)

A conta com restaurantes, passeios, presentes e lazer em um geral chega a cerca de 920 francos suíços, pois a alimentação nas ruas suíças é extremamente cara em comparação a vários outros países.




Detalhes: salário mínimo na Suíça

O livro anual de relação de salários, conhecido como Lohnbuch, publicado pela Secretaria de Economia e Trabalho do cantão de Zurique, alerta dados salariais muito bem detalhados, em um compilado de informações desde as sugestões de salário por função até faixas salariais por idade e experiência que auxiliam na busca e no acesso a informações justas para os futuros candidatos e já funcionários.

Mesmo com várias tentativas de implementar a medida salarial na Suíça, muitos cantões sempre interferiram pela recusa, depois desta decisão sem data pra cumprimento oficial, o Poder abriu alas para uma massificação dos salários mínimos na Suíça.

A decisão tomada pelo Tribunal Federal foi para que os limites de salário mínimo na Suíça sejam respeitados, sem que hajam trabalhadores registrados pela empresa, com salários muito baixos, deixando a desejar para sua qualidade de vida e até para a sobrevivência. O que se mostra condizente com a lei, já que aqueles que se opõem, tem uma qualidade de vida alta, gerada pelos seus rendimentos, passando a ignorar anteriormente o direito de igualdade, alegando estar a favor da liberdade econômica.




Média salarial Suíça

Há uma boa variação de cantão para cantão dentre os 26 representados. Mas em média o salário fica por volta dos 6400 francos suíços no setor privado, isso significa que muitas pessoas ganham muito menos e muitas pessoas ganham muito mais, desde 2128 francos a 25000 francos, o que acarreta uma disparidade enorme entre as cidades e regiões, e a qualidade de vida de seus moradores. Cerca de 1 milhão de suíços são considerados pobres  com seus baixos salários, além daqueles que estão expostos ao risco de empobrecer dia após dia. Pessoas estas, que irremediavelmente serão beneficiadas pelo salário mínimo na Suíça.

  • Listamos algumas das cidades mais baratas da Suíça a baixo:

  • Lugano

  • Berna

  • Zurique

  • Lucerna

  • Genebra

  • Montreux 

  • Basileia  

  • Friburgo 

  • Interlaken 

  • Lausane 




Mesmo com todas as diferenças regionais economicamente falando, e com a Suíça não sendo uma das maiores economias do mundo, ainda é uma das mais estáveis e desenvolvidas, mesmo considerando o contexto rural, que perto da economia urbana, é muito despreparado. Com salários baixos e benefícios menores ainda, trazendo muito a população preparada para as cidades, deixando os trabalhos de cargos e funções mais baixas para pessoas com pouca preparação no currículo. Isso é o que levou a discussão de anos sobre o salário mínimo na Suíça.




Dicas Extras