Trabalhar com Logística na Suíça

Trabalhar com Logística na Suíça

Logística na Suíça, por quê?

É muito importante rever bem antes de começar a se programar quais são as suas expectativas quanto trabalho no exterior, já que para trabalhar com logística na Suíça depende de muita burocracia se for por conta própria, já se o emprego estiver garantido a empresa cuida de boa parte burocrática. Além de burocracia, documentação e qualidade curricular, para trabalhar com logística na Suíça é necessário compreender que é uma mudança gigantesca de cultura e rotina. São leis trabalhistas diferentes, não há salário mínimo (nem sindicatos especializados por área), o horário e quantidade de atuação semanal são muito variados e isso tudo, muda de região para região, os famosos cantões, inclusive a língua falada.

Existem oportunidades disponíveis?

As oportunidades para trabalhar na área de logística na Suíça são inúmeras, principalmente se há existência do visto de trabalho ou cidadania, as facilidades aumentam, basta saber aplicar seus conhecimentos e sempre adquirir melhores especializações. Em 2014, uma das maiores empresas especializadas em logística no mundo construiu um novo centro logístico em Lyss (Berna), a Dachser expandiu a sua rede logística na Suíça e trouxe muitos postos de trabalho aumentando todos os anos e gerando muitos empregos na área, já que seus serviços cobrem toda a Europa. Além disso, o nível de empregabilidade da área de logística na Suíça é tão grande que a busca envolve profissionais formados em economia, administração e engenharias em geral, abrindo oportunidades pra várias pessoas e cargos.

Características da Logística na Suíça

Preparação pessoal

Como o candidato é visto como um grande investimento para a empresa, analisar seu grau de instrução é muito importante, então estar devidamente preparado com cursos de graduação profissional, pessoal e línguas é o mínimo esperado tanto por grandes quanto por pequenas empresas. Em logística na Suíça assim como em muitos outros ramos em expansão, os salários e a procura por profissionais altamente capacitados é imensa, mesmo que a influencia da empresa não seja tão grande, a valorização e prestígio dos funcionários é a mesma se forem bem preparados.

Idioma afiado!

A Suíça é um país com quatro idiomas oficiais, além do alemão (falado por mais da metade da população) são eles: Francês, Italiano e Romanche. Mas além de uma das línguas mãe, saber falar inglês é extremamente necessário para quem vai trabalhar com logística na Suíça, já que o atendimento em quase todas as empresas engloba vários cantões e até países. Apesar de não fazer parte dos idiomas oficiais é uma “língua de profissão”, isso deve ser um grande destaque na escolha do seu currículo. Inclusive existem alguns cursos preparatórios de alto renome na Suíça, possibilitando com mais facilidade a entrada no país e a busca por uma boa vaga.

 

Salários na área de Logística na Suíça

 

A taxa de desemprego flutua em torno dos 5% em todo o país e a demanda empregatícia para logística na Suíça é crescente em todo o país ano a ano. Um profissional com um bom currículo que agregue a empresa e aspire por crescimento, é extremamente valorizado, e além de ter muitas ofertas, tem condições para receber os melhores salários com vasto conhecimento e dedicação. Como não há salário mínimo instituído, o acordo é feito entre empregado e empregador e, às vezes, quando a empresa tem suas filiais brasileiras, a probabilidade de sair com um acordo salarial preparado do Brasil em alguma empresa de logística na Suíça é maior, possibilitando segurança, mesmo com tantas mudanças de vida.

Então...

Ter e sempre agregar novos conhecimentos, atitude e principalmente confiança nos seus atos é muito importante para ser o escolhido para uma boa vaga. Além de claro, conhecer bem a empresa e saber seu foco dentro da sua área e da vaga oferecida por ela. Trabalhar com logística na Suíça pode ser uma boa experiência para quem quer algo a mais no currículo, mas lembre-se de deixar isso bem claro para seu empregador, já que os funcionários são investimentos, as grandes empresas esperam muita ação da confiança que depositam no seu candidato, e esse pode esperar o mesmo. Além de um Importante centro financeiro internacional a vasta cultura pode agregar muito ao estilo de vida, desde a busca de informações, preparação das documentações, entrada no país e ao dia a dia, até mudança na segurança, nos transportes e na política, adotada de uma maneira muito específica, porém diferenciada do que estamos acostumados no Brasil. Se preparar no âmbito acadêmico, pessoal e profissional é importante, saber se promover e como lidar com tantas novas informações já é uma boa qualificação, pois para algumas pessoas tudo isso ao mesmo tempo em um novo país pode ser muito para absorver. Então se prepare e aproveite esse leque gigantesco de novas oportunidades!

Dicas Extras