Trabalhar na Suíça: como conseguir? - Tudo que você precisa saber para trabalhar fora do Brasil
Connect with us

Trabalhar Na Suíça

Trabalhar na Suíça: como conseguir?

Published

on

Guia de conteúdo

Trabalhar na Suíça é com toda a certeza o sonho de muitas pessoas, já que este é um dos países com os melhores salários e boas condições de vida de todo o mundo.

Caso este seja o seu sonho também, este artigo, onde vamos contar como é possível conseguir um emprego na Suíça, é para você. Confira agora como conseguir trabalhar na Suíça.

Como é trabalhar na Suíça

 Já é considerado uma tradição que profissionais brasileiros escolham a Suíça como um bom local para viver e para trabalhar. Isso porque o país oferece alta qualidade de vida para seus cidadãos, e os trabalhos tem uma remuneração alta.

Se você está interessado em passar a viver e a trabalhar na Suíça, o primeiro passo com certeza, é encontrar uma vaga de emprego adequada para o seu perfil.

É possível procurar um emprego na Suíça ainda daqui do Brasil, ou usar um visto do tipo ETIAS para ir procurar a sua vaga de trabalho localmente.

Esse tipo de visto, dá permissão para que um brasileiro possa ficar até o período de 3 meses, procurando uma vaga de emprego na Suíça de modo legal, e, conseguindo trabalho dentro deste período, residir no país.

Para fazer a solicitação do visto de trabalho, entretanto, é necessário apresentar uma proposta de contrato de trabalho, e para conseguir uma, se candidatando a um posto de trabalho em uma empresa na Suíça, é preciso um bom currículo, dominar inglês, e falar uma das línguas oficiais do país é um diferencial a mais.

Após conseguir toda a documentação necessária, a saber o contrato, o passaporte e o formulário de pedido de visto devidamente preenchido, será necessário se dirigir até a Embaixada da Suíça no Brasil ou ao consulado mais próximo, e deixar o seu requerimento para ser analisado.

Normalmente, as permissões do tipo B ou C oferecem a possibilidade de se viver na Suíça, sendo, com elas, ser permitido se candidatar a uma vaga de emprego, fazer o aluguel de uma residência, ter um contrato com uma operadora de telefonia e de internet, bem como fazer o seu seguro de saúde, que é obrigatório no país.

Em geral, o processo de emissão de visto leva 90 dias, entretanto, é possível pedir urgência no processamento do seu visto, enviando uma carta que justifique o motivo desta urgência.

Para se candidatar a uma vaga de emprego no país, é necessário que você apresente uma carta de motivação, além de seu currículo. Lembrando que ambos devem ser escritos na língua oficial falada na região suíça onde se localiza a empresa para a qual você deseja trabalhar.

Entretanto, empresas multinacionais podem aceitar o inglês como língua oficial para trabalhar na Suíça.

Quando conseguir um emprego, ou uma proposta de trabalho, será necessário conseguir uma Autorização de Permanência, para poder trabalhar na Suíça.

Depois de aceita, essa autorização tem uma validade de 5 anos, que pode ser prorrogada por mais 5 anos. Depois dos 5 primeiros anos, é possível solicitar a sua Autorização de Residência.

As diferenças culturais devem ser levadas em consideração, e é interessante que você saiba que na Suíça, as pessoas começam seus trabalhos bem cedo, entre as 7 e as horas da manhã, além de serem um povo que preza muito pela pontualidade.

Línguas oficiais na Suíça

 Estudar ou trabalhar na Suíça também é uma chance não apenas de enriquecer o seu currículo, mas também de aprender de forma fluente um novo idioma.

O país conta com 4 línguas que são consideradas oficiais, faladas pelas diversas regiões do país.

As línguas oficiais que são faladas na Suíça são

  • Alemão
  • Frances
  • Italiano
  • Romanche

Mesmo que seja possível encontrar uma vaga para trabalhar na Suíça sendo falante apenas do inglês, a maioria das empresas irão solicitar do candidato que ele saiba falar também a língua da região do país onde ela está localizada.

Entretanto, não é necessário se preocupar, porque não é necessário falar de forma fluente todas as línguas oficiais para trabalhar na Suíça, uma vez que, nem mesmo os moradores nativos costumam saber falar as 4 línguas.

A língua mais falada no país, é o Alemão, que domina cerca de 2/3 do país, sendo oficial nas cidades de Zurique, Berna e Basileia. O francês é oficial na região de Laussane e de Geneva, e o italiano está presente na região de Lugano.

Conseguir uma residência

 Para trabalhar na Suíça, você vai precisar também conseguir um ligar para morar.

A Suíça é um país que conta com um alto custo de vida, o que está refletido no valor das moradias da região. Sendo cidades como Zurique e Genebra as mais caras para se viver na Suíça.

Mas não fique desesperanço, se você tiver paciência e calma para pesquisar bastante, vai conseguir encontrar uma boa alternativa de local para morar, pagando um valor considerado razoável.

Se você além de trabalhar na Suíça, também pretende estudar, uma alternativa interessante são as residências estudantis que costumam ter valores acessíveis.

Nas cidades grandes, o valor das residências costuma ser bem alto, mas para compensar esse fato, o país conta com uma rede de transporte público bastante eficiente, o que faz com que, morar nos grandes centros, não seja uma grande necessidade.

É possível habitar em subúrbios ou pequenas localidades ao redor dos grandes centros, pagando um valor mais acessível pela moradia, e ter fácil acesso aos mesmos.

Quando estiver procurando sua residência, é melhor apostar naquelas onde o valor corresponda a um terço do seu salário, ou menos, uma vez que este fato é um dos requerimentos mais observados para que se consiga alugar uma moradia no país.

Agora você já saber o que deve fazer para conseguir trabalhar na Suíça. Se este é seu sonho, não perca tempo e comece agora a procurar o emprego dos seus sonhos.

Se você quer saber mais sobre empregos, estudos e turismo na Suíça, no arquivo do nosso blog, você encontra muito mais dicas sobre o assunto. Confira e continue acompanhando as nossas postagens.

Dicas Extras

Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Como morar na Suíça - Tudo que você precisa saber para trabalhar fora do Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *