Connect with us

morar na Suíça

Viajar com dois passaportes

Viajar com dois passaportes

Viajar com dois passaportes é comum para quem tem dupla cidadania, mas é preciso estar atento para usar o passaporte certo na situação adequada se quiser evitar contratempos e imprevistos quando for sair do Brasil, por isso, vale a pena contar com algumas dicas para lidar com a situação.

Ter dois passaportes pode te deixar na hora de programar as suas viagens, e ter as informações corretas vai fazer toda a diferença.

No exterior, brasileiros podem se beneficiar bastante te ter um passaporte europeu, mas caso para voltar ao Brasil, podem ter problemas com a Policia Federal se não apresentarem o passaporte brasileiro, então, estar atento a esse fator é importante.

No artigo de hoje você vai ver tudo que precisa saber para viajar com dois passaportes sem passar nenhum contratempo, confira.

 

Como e por quais motivos usar dois passaportes para viajar

 

Seja com um passaporte português, italiano, francês, espanhol ou alemão, além do brasileiro, viajar com dois passaportes na mala é uma situação até comum, entretanto, você deve estar ciente que há vantagens e desvantagens em viajar dessa maneira.

Por isso, é muito importante saber mais sobre como é viajar com dois passaportes para que você consiga evitar passar por quaisquer aborrecimentos, em especial se você estiver vindo da Europa para o Brasil.

Vale ressaltar que viajar com dois passaportes não é considerado crime, entretanto, você deve ter o cuidado de escolher o momento ideal para apresentar o documento correto na situação ideal, aprendendo a avaliar essas situações.

Para isso, você deve conhecer as disposições legais e os procedimentos adotados por cada país onde você pretende ir para a entrada e saída de pessoas.

Em primeiro lugar, você deve saber qual dos passaportes deverá mostrar quando passar pelo controle de fronteira. Nesse caso, tudo depende de qual é a sua dupla nacionalidade.

Em algumas situações, é melhor apresentar o passaporte da sua segunda nacionalidade, em outras, você deve mostrar o passaporte brasileiro.

Existem vantagens de usar o seu passaporte europeu, por exemplo, caso você possua nacionalidade portuguesa, você não vai precisar passar pelo mesmo processo de visto que um brasileiro para entrar nos EUA.

Diferente de nós, que precisamos de visto, cidadãos portugueses conseguem entrar no país através de um simples procedimento de autorização de entrada, que pode inclusive ser feito através da internet.

Assim, para entrar nos Estados Unidos, se você tem cidadania portuguesa, compensa mais que você use o passaporte de Portugal, já que o mesmo dispensa o visto americano.

Em outros casos, entretanto, existem mais vantagens em apresentar o seu passaporte brasileiro.

Existem situações onde o passaporte estrangeiro pode mais atrapalhar que ajudar você durante a viagem.

Como no caso de você estar indo para alguns países da Ásia, onde brasileiros podem obter visto de até 90 dias enquanto europeus de algumas localidades só conseguem vistos por um período de no máximo 15 dias.

Assim, usar o passaporte de Portugal pode ser uma má ideia caso você queira permanecer no país por mais tempo.

Também vale a pena que você pesquise sobre as taxas de visto para viajar com dois passaportes. Isso porque a cobrança pode ser diferente dependendo da nacionalidade do visitante e com isso, você pode economizar uma boa quantia em dinheiro para gastar na sua viagem.

 

Quem tem dois passaportes deve viajar com ambos sempre?

 

Se você tem dupla nacionalidade, nem sempre tem a necessidade de viajar com dois passaportes sempre que for visitar outros países.

Isso depende do lugar para o qual você pretende ir e das vantagens ou desvantagens que você vai ter durante a sua viagem em relação aos documentos.

Como mostramos antes, há casos em que o passaporte da sua nacionalidade de origem vai ser mais vantajoso e em outras, usar o passaporte da segunda nacionalidade é uma ideia bem melhor.

Assim, para decidir, a melhor coisa que você pode fazer é pesquisar sobre a legislação do país que você vai visitar.

Depois de escolher qual dos documentos vai usar ao viajar com dois passaportes você deverá apresentar o mesmo quando for fazer o seu check-in, mesmo que nem sempre o procedimento tenha alguma ligação com o processo de controle de fronteira do seu país de destino.

 

Qual dos passaportes apresentar à imigração?

 

Se você vai viajar com dois passaportes, deve ter atenção para escolher o melhor documento para apresentar à imigração.

Caso você esteja saindo do Brasil, por exemplo, o ideal é que você apresente o seu passaporte brasileiro para que o controle de fronteira registre para onde você está indo, de onde você veio e para onde você vai. Essa é a função do documento.

Ao viajar com dois passaportes você deve escolher aquele que vai te trazer mais vantagens e depois de escolhidos, o ideal é usar o mesmo do começo até o fim.

Entretanto, você pode mudar de passaporte durante a sua viagem, mas o mesmo documento que você apresentou ao entrar em um país também deve ser mostrado quando você for sair do mesmo;

Para exemplificar:

Se você tem um passaporte do Brasil e outro de Portugal e está sando daqui para lá, quando deixar o país, apresente o brasileiro e ao chegar a Portugal, apresente o português.

Se for visitar outros países europeus durante a mesma viagem, aproveite as vantagens de viajar com dois passaportes e use ambos conforme for conveniente.

Quando for voltar para o Brasil, ao chegar no país, apresente então o seu passaporte brasileiro.

Em resumo, o mesmo documento que você apresentar quando entrar em um país deve ser apresentado quando você for sair do mesmo.

Se a sua viagem vai ser feita por terra, é possível que a imigração solicite que você apresente o passaporte em que mostre que você está em situação legal no seu país de origem.

Além disso, se você é brasileiro e vai entrar no país com um passaporte europeu, lembre-se de sempre apresentar um documento oficial com foto de origem do Brasil.

 

Agora você já sabe o que fazer quando for viajar com dois passaportes para evitar se confundir e passar por problemas na entrada ou na saída do país.

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salário mínimo na suíça

Trabalhar Na Suíça

Como morar na Suíça Como morar na Suíça

Como morar na Suíça

morar na Suíça

30 profissões e seus salários na Suíça

Trabalhar Na Suíça

10-pontos-negativos-de-morar-na-Suíça 10-pontos-negativos-de-morar-na-Suíça

10 pontos negativos de morar na Suíça

morar na Suíça

Ebook Como Morar em Portugal e Ganhar em Euro
Newsletter Signup

Copyright © 2018 Jawn Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.

Newsletter Signup