Suíça é o melhor país para se viver

A Suíça sempre foi o ideal de vida perfeita de muitos imigrantes do mundo inteiro. Leia esse guia e saiba mais sobre como Viver na Suíça.

Suíça é o melhor país para se viver

Atualmente, fala-se muito em qualidade de vida e custo benefício ao imigrar para outros países. Com as mudanças climáticas, econômicas e até mesmo culturais, faz-se necessário que o futuro imigrante observe se há benefícios que compensem o deslocamento de um país para o outro.

A Suíça sempre foi o ideal de vida perfeita de muitos imigrantes do mundo inteiro! Com sua fama de pontualidade, alta tecnologia e ensino de altíssima qualidade, a Suíça vem se mostrando uma alternativa benéfica para aqueles que desejam encontrar seu lugar perfeito. Neste guia sobre Viver na Suíça, você irá ler sobre como é o cotidiano suíço, bem como os principais aspectos levados em consideração na hora de se mudar de um país à outro. Vamos lá?




Como é a Suíça?

Aspectos Gerais e Geográficos

Antes de mudar-se para um país, é necessário que você observe sua localização geográfica, as possibilidades de locomoção e até mesmo sobre as características acessórias, ou seja, fatores climáticos, fenômenos naturais comuns à região, e até mesmo de ordem diplomática.

Entretanto, você tem certeza de que conhece a Suíça? Nesta seção, iremos conversar com você sobre o país em seus aspectos gerais. Dê uma olhada no mapa da Suíça:




Como você pode perceber, a Suíça é vizinha da França, da Itália, Áustria e Alemanha. Pode-se dizer que a Suíça se localiza no centro do continente europeu, e sua moeda é o Franco Suíço.

Ao contrário do que muitos imigrantes pensam, a Suíça é um país relativamente pequeno, com população de aproximadamente 8,3 milhões de habitantes, segundo o censo de 2015.




  • Aspectos Populacionais da Suíça

Os grupos étnicos da Suíça dividem-se em: 65% de alemães, 18% e franceses, 10% de italianos, 2% de espanhóis, 1,5% de portugueses e 1% de grisões. Outros grupos étnicos simbolizam 2,5% da composição suíça.

A estrutura etária da população suíça também é variada. Aproximadamente 16% da população possui de 0 à 14 anos de idade. 67,15% da população é representada por pessoas de 15 à 64 anos de idade, e aproximadamente 18% é composto por pessoas acima de 65 anos de idade.

Já o aspecto referente ao índice de alfabetização da Suíça impressiona, e demonstra o motivo pelo qual muitos imigrantes desejam ir para a Suíça com objetivo de estudar. O índice de alfabetização da população suíça é de 99,2% da população, mensurado no ano de 2015. O índice suíço contrasta com países como o Congo, por exemplo, que contam com percentual de alfabetização de apenas 63%.




  • Aspectos Regionais

A Suíça é dividida em 26 cantões. Cantões são unidades político-territoriais denominadas em alguns países europeus. São eles:

  1. Zurique;

  2. Berne;

  3. Lucerne;

  4. Uri;

  5. Schwyz;

  6. Obwald;

  7. Nidwald;

  8. Glaris;

  9. Zoug;

  10. Fribourg;

  11. Soleure;

  12. Bâle-ville;

  13. Bâle-Campagne;

  14. Schaffhouse;

  15. Appenzell Rhodes-Exteriores;

  16. Appenzell Rhodes-Interiores;

  17. Saint-Gall;

  18. Grisons;

  19. Argovie;

  20. Thurgovie;

  21. Tessin;

  22. Vaud;

  23. Valais;

  24. Neuchâtel;

  25. Geneve; e

  26. Jura.

É importante que você saiba que cada cantão possui certa autonomia política, e cada um fala um idioma diferente. Você sabe quais idiomas são falados na Suíça?




  • Idiomas falados na Suíça

Sim, você leu corretamente: são idiomas, e não apenas um idioma oficial. Na Suíça, fala-se italiano, alemão, francês e romanche. O Romanche é um idioma falado por apenas 2% da população, e trata-se de uma das derivações do Latim.




  • A Suíça sofre de problemas ambientais?

Como todo país, há problemas que ultrapassam a camada social e atingem a camada ambiental, provocando desastres e muitas vezes a formação de fenômenos naturais indesejados.

Se você tem curiosidade e confere grande importância aos problemas ambientais do país a qual irá imigrar, preparamos uma pequena listagem dos problemas que a Suíça enfrenta atualmente:

  1. Há presença de certos poluentes nas águas da Suíça, entretanto, a OCDE a descreve como “de boa qualidade”.

  2. Altos percentuais de animais e vegetais raros desaparecidos, extintos, ou ameaçados de extinção.

  3. Poucos programas políticos destinados à preservação ambiental da Suíça.




Quais são as Principais Cidades da Suíça?

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a Suíça, separamos uma seção com as melhores cidades da Suíça para se viver.

  1. Zurique

    Zurique é capaz de oferecer o agito noturno ideal para quem deseja uma vida mais movimentada, como também é capaz de oferecer diversidade cultural e modernidade. A língua falada em Zurique é o alemão. 

  2. Genebra

Certamente, você já ouviu falar de Genebra. Seja por sua pontualidade, como por abrigar a sede oficial da ONU e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Em Genebra, você poderá encontrar uma metrópole mundial, acolhedora e agradável para quem deseja uma vida ativa. O idioma oficial de Genebra é o francês.




  1. Basileia

Basileia oferece a seus imigrantes boas doses de história, através de museus e de incentivos à cultura local suíça. Se você for para Basileia, não esqueça-se de treinar bem seu alemão.

  • Berna

Se seu objetivo é encontrar uma cidade que o faça parar no tempo, Berna é perfeita para você. A cidade suíça é conhecida por abranger uma atmosfera atemporal, que faz com que os habitantes transportem-se para épocas remotas europeias. Em Berna, falam-se os idiomas alemão e francês.




A Educação na Suíça

Com certeza você já ouviu o termo “estudou na Suíça”, quando refere-se à alguém com muitas posses, que desejou investir em educação estrangeira.

Além do apreço pelo sistema educacional suíço, é comum que muitos estudantes que desejam iniciar seus estudos na Suíça observem também a reputação que as instituições educacionais suíças possuem, frente às empresas do mundo inteiro.

Os custos de uma educação na Suíça são variáveis, e dependem muito do nível do curso escolhido, a temática do curso, os materiais que serão necessários para o período de estudo, os gastos com hospedagem, gastos com taxas da Instituição de Ensino, entre tantos outros fatores que alteram o custo imaginado pelo estudante.




Estima-se que o estudante de gastronomia possa gastar aproximadamente US$40 mil anuais com sua educação, o que inclui:

  • Mensalidade do curso;

  • Uniformes;

  • Material Didático; e

  • Gastos de Viagem (seguro saúde, hospedagem, alimentação, etc).




A Saúde na Suíça

Este assunto é particularmente de extrema importância para avaliar se o país para o qual se deseja imigrar é realmente satisfatório, e todo o processo de imigração valerá a pena.

Especialmente na Suíça, pode-se dizer que a área da saúde é muito bem atendida, o que faz com que seus habitantes gozem de boa qualidade de vida, bem como alta expectativa de vida. A expectativa de vida de um habitante suíço é mensurada em 82 anos de idade. Legal, não?

O Sistema de Saúde da Suíça é completamente privatizado, sendo gerenciado por seguradoras. Os hospitais contam com equipamentos de alta tecnologia, ausência de filas e instalações muito bem estruturadas.




A lei da Suíça obriga cada pessoa a ter seu seguro saúde pessoal, e opções não faltam! As seguradoras oferecem preços diferenciados, planos diferentes também e muitas opções de configurações para cada plano.

Um plano simples, conhecido como “plano base”, ou seja, sem acréscimos de serviços acessórios, oferece ao portador: tratamento ambulatorial, internação, medicamentos, fisioterapia, gravidez e parto e prevenção de doenças.

Como serviços acessórios, pode citar acesso odontológico, psicoterapia, fitness, quartos diferenciados, seguro viagem, entre outros.




Curiosidades Gerais sobre a Suíça

Para que você conheça um pouco mais sobre a Suíça, de maneira mais íntima, este guia sobre Viver na Suíça preparou para você uma lista com algumas curiosidades da Suíça, que costumam despertar bastante a atenção dos imigrantes que iniciam sua vida no país. Confira:

  • A linha da pobreza na Suíça é de 2,200 francos mensais.

Este é um valor bem alto, se convertido para reais. Entretanto, não devemos esquecer que os custos de vida na Suíça também são altos, e portanto, pode ocorrer uma proporcionalidade semelhante. Mesmo assim, confere uma qualidade diferente da vida de pessoas em situação de pobreza na Suíça e em outros lugares do mundo, até mesmo com o Brasil.




  • Abrigos Nucleares

A Suíça possui um alto número de abrigos nucleares. São tantos, que seria possível abrigar toda a população de habitantes suíços contra qualquer ataque nuclear durante um tempo estimado em 1 ano.

  • “Confederação Helvética”

Este é o nome oficial da Suíça, e por este motivo, os domínios de sites suíços costumam terminar com “ch”. O nome é proveniente de uma homenagem às tribos indígenas que viviam na região.




  • Existem várias regras para se ter um cachorro na Suíça

Adotar um cachorro não é tão simples quanto parece, pelo menos na Suíça, onde esta tarefa pode ser muito burocrática. São alguns dos requisitos:

  1. Realizar um curso específico;

  2. Registrar uma licença;

  3. Possuir uma coleira com microchip;

  4. Realizar o pagamento correto das taxas de ter um cão;

  5. Realizar um seguro para acidentes provenientes de cachorros;

  6. e Certificar-se de que a raça do cão é permitida em seu cantão.




  1. É permitido utilizar drogas injetáveis com a supervisão de enfermeiros

Nos “centros verdes”, é possível utilizar heroína injetável sob cuidados de médicos e enfermeiras. É uma medida que vem trazendo resultados na Suíça, tirando pessoas das ruas e diminuindo o risco de morte por overdose.




  1. Mais de 70% do território suíço é coberto por montanhas

Ou seja: a possibilidade de você avistar montanhas na Suíça é altíssima, em qualquer ponto.




  1. Existem regras para nomear filhos

Na Suíça, você não poderá nomear seus filhos com nomes inventados por você, nem com nomes de lugares ou marcas. O nome deverá ser masculino ou feminino, e ele deverá possuir um nome até o final do processo de nascimento.




Quanto custa morar na Suíça?

Os custos de vida tornam-se uma das informações primordiais na hora de decidir se vale a pena, ou não, imigrar para determinado lugar.

A Suíça possui a fama de ser um país para onde pessoas com altas condições financeiras viajam. Entretanto, é possível viver na Suíça caso haja um ótimo planejamento financeiro.

É importante ressaltar que o Franco Suíço é uma moeda bem valorizada, bem como as remunerações por trabalho na Suíça representam uma boa quantia. Confira nesta seção quanto custa morar na Suíça.

  • O Aluguel na Suíça

Em Basel, é possível encontrar um apartamento de dois quartos, com 75m², por 1.600 francos suíços (CHF).

  • Supermercado e Alimentação

As compras de mercado fazem com que as despesas aumentem, e portanto, é importante que você tenha uma média aproximada de custo das compras triviais. Confira na tabela a seguir o valor dos principais insumos:

Descrição

Valor (CHF)

Leite (1 litro)

CHF 1.50

Arroz (1 quilo)

CHF 3.00

Banana (1 quilo)

CHF 3.00

Bife Bovino (200g)

CHF 10.00

10 ovos

CHF 2.50

  • Contas na Suíça

Diferente do Brasil, a Suíça cobra a conta de luz de maneira trimestral, custando de 50 à 100 CHF. Já um pacote de canais na televisão pode custar 100 CHF.




Motivos para morar na Suíça

Se até o presente momento este guia sobre Viver na Suíça fez com que você se interessasse pelo país, sugerimos que você continue a leitura, pois nesta seção, iremos conversar sobre os bons motivos que levam os imigrantes a morar na Suíça.

É um ponto crucial a ser levado em consideração pelo imigrante, portanto, esperamos que você possa criar um momento de reflexão que edifique sua decisão. Boa leitura!




  • Belas paisagens

    É fato que a Suíça muitas vezes se parece com aquele quadro com uma bela paisagem, que conservamos no interior de nossas casas.

Morar na Suíça é visualizar belas paisagens, centros e monumentos históricos diariamente, bem como a famosa vista para as montanhas - que é comum entre vários pontos da Suíça.

  • Ambiente Cosmopolita

Se você deseja entrar em contato com várias etnias e até mesmo com pessoas vindas de vários lugares do mundo, a Suíça é perfeita. A troca de experiências culturais enriquece muito o imigrante, seja ele experiente ou não.

  • Limpeza e Sanitarismo

A Suíça é um exemplo mundial em termos de limpeza pública. No país, pode-se afirmar que a limpeza é levada a sério, tendo muitas políticas do governo para a plantação de espaços verdes, manutenção dos mesmos e limpezas das ruas.

A limpeza das ruas, inclusive, é realizada com o auxílio de máquinas que distribuem água e sabão. Interessante, não? A qualidade do asfalto também impressiona quem não visualiza isso em seu país de origem.




  • Boa distribuição do país

Por conta da Suíça ser um país pequeno, há uma boa distribuição de construções, prédios e espaços verdes. Filas e aglomerações também são raras, pelo fato da distribuição ocorrer de maneira extremamente planejada.

  • Hospitais

Os hospitais da Suíça, como descrito em capítulos anteriores, conta com altíssima qualidade em seus equipamentos. Também é possível encontrar hotéis que contam com menu e carta de vinho.

  • Localização do país

A Suíça encontra-se no centro da Europa, tendo acesso facilitado à França, Alemanha e Itália.

  • Alta Segurança

É comum que os habitantes da Suíça deixem suas portas destrancadas, sem cadeados ou não se preocupem muito em andar de madrugada pelas ruas.

O policiamento na Suíça se faz muito presente, sendo impossível não encontrar ao menos uma viatura em poucas quadras.




  • Bom acesso à Cultura e Educação

Na Suíça, você poderá contar com um grande incentivo de universidades, instituições de ensino e instituições de cunho cultural, que promovem palestras abertas à população.

  • Baixo índice de poluição sonora

É comum que a população suíça não tenha grande apreço pelo barulho, portanto, pode-se dizer que é muito raro escutar música alta ou grandes manifestações de barulho.




  • Comportamento dos habitantes

Os habitantes suíços são considerados um dos povos mais educados do mundo, sendo reconhecidos mundialmente por sua discrição, honestidade e respeito ao próximo.




Dicas Extras

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal.

Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.

Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.